sábado, janeiro 3, 2026
spot_img
HomeSaúdeMP do Amazonas investiga demora em cirurgias ortopédicas na rede pública de...

MP do Amazonas investiga demora em cirurgias ortopédicas na rede pública de saúde


Promotoria cobra explicações da SES-AM e do Hospital Adriano Jorge sobre demora nos atendimentos


Diante de denúncias de pacientes que aguardam há meses por cirurgias e consultas ortopédicas, o Ministério Público do Estado do Amazonas (MPAM), por meio da 58ª Promotoria de Justiça Especializada na Defesa dos Direitos Humanos à Saúde Pública (58ª PRODHSP), instaurou um procedimento administrativo para acompanhar a fila de espera e apurar a regularidade da oferta de consultas, exames e cirurgias ortopédicas na rede estadual de saúde.

O procedimento, assinado pela promotora de Justiça Luissandra Chíxaro de Menezes, teve início a partir de denúncias de cidadãos que relataram longas esperas por cirurgias e atendimentos ortopédicos, especialmente no Hospital Adriano Jorge (FHAJ). Um dos casos apurados envolve um paciente que sofreu um acidente de motocicleta em 2024 e aguarda, desde então, uma cirurgia de exploração de plexo braquial.

Outros relatos semelhantes, incluindo a demora no agendamento de cirurgias pelo Sistema de Regulação (Sisreg), foram acrescentados ao procedimento, que evoluiu de uma análise de casos individuais para uma investigação de caráter coletivo.

Durante a apuração, foram expedidos ofícios à Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM) e ao Hospital Adriano Jorge (FHAJ) para que apresentassem esclarecimentos sobre a demora no atendimento e um cronograma para a realização dos procedimentos pendentes. As diligências seguem em andamento.

De acordo com a promotora de Justiça Luissandra Menezes, responsável pelo caso, o objetivo da atuação ministerial é garantir que o direito constitucional à saúde seja respeitado.

“Os casos recebidos apontam para uma demora excessiva, que acarreta prejuízos à saúde dos pacientes e viola o direito constitucional ao acesso igualitário aos serviços públicos de saúde. O Ministério Público está acompanhando a situação para que o Estado adote medidas concretas e assegure um atendimento mais digno à população”, afirmou.

VOCÊ PODE GOSTAR DE LER

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

- Advertisment -spot_img

ÚLTIMAS