sábado, janeiro 3, 2026
spot_img
HomeAmazonasLaboratório de Inovação do MPAM discute segunda fase do projeto Inovação 360

Laboratório de Inovação do MPAM discute segunda fase do projeto Inovação 360


Encerramento da primeira etapa abre caminho para a validação e implementação de projetos tecnológicos no órgão


Na manhã desta quarta-feira (10/09), o Ministério Público do Amazonas (MPAM), por meio do Laboratório de Inovação (iMPacta Lab), promoveu uma reunião de alinhamento para a segunda fase do projeto Inovação 360. A iniciativa integra o movimento institucional de transformação digital e modernização administrativa, aproximando o MP de soluções criativas e tecnológicas capazes de melhorar a gestão e o atendimento à sociedade.

Na ocasião, a parceira Venture Hub Manaus promoveu a entrega de novos equipamentos ao laboratório, que irão fortalecer a infraestrutura necessária para a continuidade das atividades, ampliando a capacidade de experimentação, prototipagem e desenvolvimento das soluções em andamento.

Estiveram presentes o promotor de Justiça e coordenador do iMPacta Lab, Jefferson Neves de Carvalho; os servidores Edinaldo Lira de Carvalho e Luiza Sanches Valente; e Ana Paula Patrocínio, gerente de inovação da Venture Hub Manaus.

A próxima fase do projeto envolve os quatro desafios mapeados durante a primeira etapa:

  • PIANo (Plataforma Inteligente de Acesso às Normas do MPAM): sistema para consulta rápida, segura e atualizada às normas institucionais, garantindo maior transparência e acesso a membros, servidores e sociedade;
  • Órbita-MPAM: plataforma voltada à gestão da força de trabalho, equilibrando demandas e capacidades de membros e servidores e otimizando a produtividade;
  • Sistema COP: solução integrada para folha de pagamento, recursos humanos e gestão de pessoal, com padronização e automação de rotinas, trazendo eficiência administrativa e redução de custos;
  • PûaraMP: assistente virtual baseado em inteligência artificial, disponível 24 horas, que visa aprimorar o atendimento ao cidadão, oferecer informações oficiais e reduzir a sobrecarga dos servidores.

Segundo o servidor do iMPactalab, Edinaldo Lira, a conclusão da primeira fase representa um avanço significativo. “Encerramos a primeira etapa com propostas consistentes e de alto impacto. Agora, avançamos para a etapa de validação e desenvolvimento, em busca de parcerias que nos permitam transformar essas ideias em soluções concretas para a sociedade e para a instituição”, afirmou.

A gerente de inovação da Venture Hub, Ana Paula Patrocínio, reforçou que a inovação não se limita a novas ferramentas, mas envolve também a mudança de mentalidade e a abertura para novas formas de solucionar problemas.

Na segunda fase, o Inovação 360 buscará a aproximação com startups e parceiros tecnológicos para viabilizar a implementação das propostas em escala.

VOCÊ PODE GOSTAR DE LER

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

- Advertisment -spot_img

ÚLTIMAS