sábado, janeiro 3, 2026
spot_img
HomePolíticaMinistério Público recomenda adoção de medidas para recebimento do Valor Aluno Ano...

Ministério Público recomenda adoção de medidas para recebimento do Valor Aluno Ano Total (VAAT) em Manaus


Indicador do Fundeb determina o valor mínimo anual por aluno que deve ser investido na educação básica


Para receber o Valor Aluno Ano Total (VAAT), via Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) 2026, o Ministério Público do Amazonas (MPAM) recomendou a adoção de medidas necessárias à habilitação do município de Manaus. A qualificação exige dos municípios o cumprimento de certas condições, como a prestação adequada de contas dos dados relativos aos exercícios financeiros nos sistemas federais.

A recomendação, assinada pelo promotor de Justiça Marcelo Pinto Ribeiro, leva em consideração a Lei Federal nº 14.113, que regulamenta o Novo Fundeb, estabelecendo normas para a gestão e aplicação dos recursos, incluindo a complementação da União ao Fundo em três modelos: VAAF (Valor Aluno Ano Fundeb), VAAR (Valor Aluno Ano Resultado) e VAAT, indicador que determina o valor mínimo anual por aluno que deve ser investido na educação básica.

A recomendação solicita que a Prefeitura de Manaus e a Semed transmitam ao Sistema de Informações sobre Orçamentos Públicos em Educação (Siope) e ao Sistema de Informações Contábeis e Fiscais do Setor Público Brasileiro (Siconfi) os dados contábeis, orçamentários e fiscais referentes aos exercícios financeiros de 2023 e 2024, de forma a garantir a habilitação do município ao VAAT. A transmissão deve ser realizada até o dia 31 de agosto, de forma completa, autêntica e apropriada.

Outro pedido é que seja realizada uma busca ativa de estudantes que abandonaram o ensino e que seja incentivada, por meio da conscientização de pais e responsáveis, a participação de 80% dos alunos de cada período letivo nas provas do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb). A recomendação sinaliza, ainda, que seja executado processo de seleção — conforme legislação própria e por meio da publicação de edital — para a nomeação e ocupação de cargos e funções de gestores escolares, de acordo com critérios de mérito e desempenho ou a partir de votação da comunidade escolar.

O Executivo municipal tem o prazo de 15 dias para informar à 59ª Promotoria de Justiça de Defesa dos Direitos Humanos à Educação (Prodhed) as providências adotadas, fornecendo comprovantes de transmissão dos dados ao Siope e ao Siconfi e/ou qualquer outra documentação oportuna.

Fundo nacional

O Fundeb é um instrumento de financiamento da educação pública, composto por recursos oriundos de impostos e transferências estaduais, distritais e municipais, que deve ser aplicado exclusivamente na manutenção e no desenvolvimento da educação básica pública.

VOCÊ PODE GOSTAR DE LER

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

- Advertisment -spot_img

ÚLTIMAS